Técnicas Básicas com Castell 9000
09, de Agosto de 2019

Técnicas Básicas com Castell 9000

O CASTELL 9000 é um lápis genuinamente clássico. Foi lançado pelo Conde Alexander von Faber-Castell em 1905. Sua qualidade e diferentes graduações o tornou o favorito entre artistas e ilustradores. A grafite é totalmente aderida na madeira e, portanto, é particularmente resistente à quebra. O CASTELL 9000 está disponível em 10 graduações diferentes, tornando-o o lápis ideal para todas as aplicações técnicas e artísticas, por exemplo, escrita, desenho e esboço. Oferece a melhor qualidade durante a aplicação.

Empunhadura

Sabia que a empunhadura dos Lápis 6B de desenhar da Faber Castel influencia um desenho. Ao segurar na extremidade do lápis você terá um esboço livre. Quando mais próximo da ponta você segura o lápis, as linhas podem ser desenhadas de forma mais específica e exata.

Pressão variável

Por meio da variação de pressão aplicada, o mesmo lápis pode produzir linhas finas e grossas. Desenhar linhas paralelas enquanto aumenta e diminui a pressão é um bom exercício para essa técnica.

Superfície

A escolha do papel é de extrema importância para as características de um desenho. O exemplo à direita mostra um Castell 9000 Jumbo 8B que foi usado em três diferentes tipos de papel granulado. Dependendo do grânulo, a estrutura do desenho é fina ou grossa.

Luz e tonalidade

Em imagens monocromáticas, as cores são representadas por escalas de cores. Diferentes tons de cinza carregam a intensidade de cor dos elementos pictóricos, propriedades de superfície e incidência de luz. Portanto, eles proporcionam vida e profundidade à figura.

Hachura

Ao criar hachura, as linhas correm na mesma direção. Diferentes valores de tom são alcançados por meio de sobreposição e condensação. O comprimento da linha e a distância entre as linhas variam ainda mais o resultado ótico.

Aplicação de linhas cruzadas

Ao aplicar linhas cruzadas, os traçados do lápis em uma direção são desenhadas em cima dos traçados feito em outro ângulo. Diferenças em número e intensidade das linhas de sobreposição criam tonalidades.

Pega dorsal

Ao usar pega dorsal, o lápis é mantido em uma posição extremamente plana para criar combinações extensas. Essa técnica ajuda a criar grandes áreas rapidamente e tonalidades fluidas.

Borrão

Grafite livremente aplicado pode ser borrado sobre uma área específica com a ajuda de um esfuminho de papel ou dedo. É uma técnica muito interessante para criar nuvens, água ou fundos borrados.

Inspiração

Clique para encontrar inspiração para lindas obras de arte e ideias de desenho com o Castell 9000.

Fonte/Autor: http://www.faber-castell.com.br

Leia Também

Técnicas de aquarela

Ao aplicar uma lavagem, você pode converter desenhos feitos com EcoLápis aquarelável em pinturas de aquarela.

Leia mais